Tapioca: o alimento da vez?

Voltar para home do blog

17 JAN/2017 | Departamento de Nutrição

Tapioca: o alimento da vez? Muito se tem falado na tapioca como a salvação de qualquer dieta. Mas você sabe realmente se ela é mesmo esse super alimento? 

Segundo dicionário, a palavra tapioca vem do Tupi e significa a fécula da raíz da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. É uma iguaria tipicamente brasileira, originária do Norte e Nordeste brasileiro, que vem conquistando o restante do nosso país. 

Por ser um alimento feito a base de fécula de mandioca e água, é pobre em nutrientes como proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Uma porção de 50 gramas tem cerca de 70 calorias, 14 gramas de carboidratos e 1,6 gramas de proteínas.

A tapioca não tem gordura, sódio (o que faz dela uma excelente escolha para hipertensos) e açúcares adicionados, ao contrário dos pães e biscoitos, sendo uma ótima opção para alimentação. Além de não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten, que auxilia no aumento da gordura abdominal e da inflamação do organismo, sendo uma opção para pacientes celíacos, além daqueles que possuem intolerância a lactose. 

Para quem faz atividade física, também é uma opção para ser consumida, já que é necessária a liberação de energia no pré e no pós treino para a recuperação da energia utilizada durante o exercício.

17 JAN/2017 | Departamento de Nutrição

COMENTÁRIOS

  • Não existem comentários para este post ainda. Seja o primeiro a comentar!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo.
    As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha

    Caso a imagem esteja ilegível ou o texto seja considerado incorreto, clique aqui e tente outra vez

  • loader

ACOMPANHE A ÁGUA DOCE NO TWITTER

Carregando tweets ...