Os alimentos que mais causam alergia

Voltar para home do blog

12 SET/2017 | Departamento de Nutrição

Os alimentos que mais causam alergia
Leite de vaca, ovo, trigo, frutos do mar e amendoim são algumas das comidas que mais desencadeiam reações alérgicas

Estudos indicam que cerca de 8% das crianças e 3% dos adultos brasileiros têm alergia a algum tipo de alimento. Diferentemente da intolerância alimentar, a alergia alimentar ocorre devido a uma reação anormal do sistema imunológico logo após a ingestão de substâncias, mesmo em pequenas quantidades. Desde pequenas manchas vermelhas pelo corpo, passando por coceiras e até mesmo anafilaxia, que pode causar risco de morte, são alguns dos sintomas apresentados por quem sofre de algum tipo de alergia. Alguns alimentos são famosos por serem campeões em causar reações adversas. Conheça a seguir:

Leite: mais comum em crianças, a alergia pode desaparecer com o passar dos anos. Vale ressaltar que pessoas alérgicas ao alimento também sofrem reações a seus derivados, como queijo, iogurte, etc.

Ovo: presentes na clara, a ovalbumina e a ovomucoide são as proteínas que causam alergia a algumas pessoas.

Amendoim: o alimento está no ranking dos mais alérgicos por ser muito rico em proteína.

Trigo: anticorpos são acionados pelo organismo de pessoas alérgicas que considera a gliadina, uma proteína do alimento, como uma ameaça, causando assim a reação alérgica.

Frutos do mar: assim como crustáceos e moluscos, eles lideram entre causas de alergias alimentares entre adultos. O mais comum é o camarão.

Em todos os casos de alergias alimentares, o tratamento consiste em retirar da sua dieta o alimento causador do mal e todos os seus derivados. Pacientes alérgicos devem prestar muita atenção em rótulos e embalagens. É importante fixar que a alergia é algo pessoal, que vai do organismo de cada indivíduo. Em casos de sintomas frequentes, procure um médico imediatamente. Ele irá te ajudar a tratar e combater o problema da melhor maneira.

12 SET/2017 | Departamento de Nutrição

COMENTÁRIOS

  • Não existem comentários para este post ainda. Seja o primeiro a comentar!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo.
    As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha

    Caso a imagem esteja ilegível ou o texto seja considerado incorreto, clique aqui e tente outra vez

  • loader

ACOMPANHE A ÁGUA DOCE NO TWITTER

Carregando tweets ...