O sonho é uma vitamina para a máquina humana

Voltar para home do blog

09 AGO/2017 | Departamento de Marketing

O sonho é uma vitamina para a máquina humana O portal meuSucesso.com é especializado em gerar conteúdo, documentários e estudos de caso focados em promover o sucesso de empreendedores e executivos, através do compartilhamento de informações e inspirações do mundo dos negócios (que disponibiliza para assinantes).

Na noite de 07 de agosto, segunda-feira passada, às 20h30 aconteceu a Pré-Estreia do Estudo de Caso de Delfino Golfeto, fundador da Água Doce. Uma produção cinematográfica foi exibida na sala IMAX do Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Na platéia estavam amigos e franqueados da Água Doce, além de personalidades do franchising, assinantes do meuSucesso.com, consultores, empresários, investidores e executivos em busca de inspirações.

A produção do meuSucesso.com contou a trajetória de Delfino Golfeto, cuja história se mistura com o nascimento e crescimento de seu maior sonho: a rede Água Doce.

Para os franqueados esta é uma história inspiradora, emocionante e conhecida:

Delfino formou-se em Tecnologia de Açúcar e Álcool (também é pós-graduado em Gestão Empresarial) e conquistou emprego de sucesso como Gerente Agro Industrial em Usinas. Tornou-se um especialista em cachaça, à medida que se aproximava e conhecia diversas destilarias da região.

Após experimentar uma comida que não o agradou, justamente pelo fato de haver um fio de cabelo no prato, Delfino Golfeto teve a iniciativa de montar um restaurante na garagem de sua casa na década de 90 na pequena cidade Tupã, no interior paulista. Queria um estabelecimento que prezasse pela qualidade. Tudo começou com poucos recursos. Com o apoio da família, adaptou a pequena garagem da casa para comercializar um pouco de cachaça, paixão de Delfino, e servir alguns petiscos e comidas típicas como o feijão tropeiro.

O restaurante (ainda conhecido como Aguardenteria Água Doce) se popularizou, ganhou fama, virou notícia que corria de boca em boca e as pessoas foram conferir o novo fenômeno da cidade. Em 1993 a Água Doce, com seus processos e padrões amadurecidos, recebeu sua primeira unidade franqueada: Ourinhos. Cresceu e expandiu.Por coincidência, na noite de 07 de agosto a unidade de Ourinhos completava 24 anos.

O documentário destacou à platéia o quanto o coração generoso de Delfino foi fundamental para o nascimento da marca, especialmente o quanto sua autenticidade, carisma e transparência faziam da rede uma grande família. Mas, o documentário ressalta também que chegou um momento em que decisões feitas com o coração traziam problemas para o franqueador, obrigando Delfino a repensar algumas posturas e se afastar - generoso e paciente que é - de decisões que precisavam ter cunho frio e profissional.

Assim, o estudo de caso da Água Doce se transformou em uma rica fonte de insights e aprendizado, na medida que traz para os estudiosos a fortaleza de agir com paixão, forte calor humano e espontaneidade (algo que vem se perdendo em muitas corporações e precisa ser resgatado), porém com relacionamentos que mantenham profissionalismo necessário para o pleno funcionamento do sistema de franchising de cada rede.

Durante a pré-estreia foi exibida uma bela produção que apresenta o sonhador Delfino Golfeto e o surgimento da marca Água Doce. Foi acima de tudo uma obra artística para convidar o público para o estudo do caso. O título do case de sucesso era "Um cara comum", sintetizando que Delfino como uma pessoa simples, porém alguém que tinha sonhos e nunca iria desistir deles. O pilar do case de sucesso está na análise das fortalezas de Delfino Golfeto, sua personalidade otimista, generosa, familiar e destemida, que ama suas raízes - o que trouxe a identidade da marca Água Doce.

Na plataforma do meuSucesso.com os assinantes têm acesso exclusivo ao case e a toda história do Delfino, entrevistas em mais de 50 horas de filmagens, como também aulas que reforçam os aprendizados e materiais complementares que vão desde guias até infográficos específicos. A cada semana serão publicadas na plataforma novos conteúdos sobre o case de Delfino, durante 7 semanas.

Veja o trailler e vídeo de divulgação:

https://www.facebook.com/canalmeusucesso/videos/850405455140686/


-----------------------------------

Noite de Gala

Não só Delfino Golfeto, mas sua maior obra, a rede Água Doce, estavam sob os holofotes na noite de segunda. Delfino era "tietado" por amigos e personalidades do franchising, entrevistas eram concedidas, tanto pelo fundador, como por sua família e colaboradores da franqueadora que estavam lá para prestigiar este momento que era acima de tudo uma merecida homenagem a esse sonhador que acreditou no impossível e se lançou para a vida.

A pré-estreia atraiu mais de 400 pessoas, que se aglomeraram ávidas por conhecer o "caminho" que fez nascer uma premiada rede de restaurantes que há mais de 25 anos oferece as delícias da culinária brasileira e suas bebidas típicas. Aprender quais foram as ações importantes que fizeram de um menino de origem humilde um grande empresário, querido e reconhecido em todo o franchising brasileiro.

O preço para assinante era R$ 69,90 e não-assinante: R$ 99,90.

A sessão contou também com um bate-papo com a roteirista do documentário, Betty Martins. Delfino, fundador da Água Doce, e Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com também conversaram sobre os desafios enfrentados tanto para o nascimento da marca, como problemas com a cultura da rede, que se acostumara com um franqueador condescendente, que agia por emoção.

Também estiveram à frente para um bate-papo o diretor da Praxis Business Adir Ribeiro, que fez uma análise do momento de mudança da rede. Adir destacou outra característica de Delfino e a franqueadora que comanda: compartilhar informação, capacitar seus aliados. Quando a franqueadora fortaleceu sua gestão, atravéz de extensa consultoria da Praxis Busines, passou logo em seguida a oferecer este conhecimento aos franqueados, transformando as reuniões regionais em treinamentos de gestão e recursos humanos.

Altino Cristofoletti Junior, Presidente da ABF e CEO da Casa do Construtor, também participou do bate-papo, destacando as ações de Delfino para o desenvolvimento do franchising no Brasil.

A noite culminou com as palavras de Delfino Golfeto, direcionadas especialmente para o público presente: Ressaltou que é preciso cada um acreditar em seus sonhos e enalteceu o valor da dedicação, do trabalho duro e da paixão para realizar coisas impossíveis.

Sandro Magaldi finalizou instigando o público à reflexão sobre quais os sonhos e até que consciências uma pessoa deve persegui-los para encontrar o sucesso. 

Concluída a pré-estréia, Delfino foi cercado pela platéia, concedendo muitas fotos e entrevistas.

Entre os amigos que estavam prestigiando a pré-estreia, estavam, além de toda a diretoria da Praxis Business e diretores da ABF, os franqueados: Roberto e Rose (Maringá), Renato Munhoz (Ribeirão Preto), Suely e Ângela (Jaú e Limeira), Nino (Cotia - Granja Viana), PC (Shopping Tamboré), Fabio (Guarulhos), Alexandre (Barueri - Conde), Denise e Adilson (Caraguatatuba). Simone e Cristina, da assessoria de imprensa EmPauta também estavam no evento, que contou ainda com a presença de Fabio de Barros da Agência Exclusiva Brasil.

De Tupã, acompanharam Delfino: a esposa D. Sílvia Golfeto e os filhos Andressa e Adriano. O primo Julio Bertolucci, diretor de franquias. Também o consultor de negócios Thiago A. P. Neves. E Bruno Marconato e Edinei Lopes de Souza, do departamento de marketing ComLimão e que estão no time da franqueadora desde 2005.

Parabéns a Delfino Golfeto, definitivamente uma inspiração para todos que têm a marca Água Doce no peito e uma referência a todos que buscam seus sonhos. Delfino brilhou com sua simpatia de sempre e todas as homenagens são mais do que merecidas.

E, fica aqui a importante observação: muito mais que homenagear, o objetivo do meuSucesso.com é profissional e educacional: preparar para seu público de assinantes relevantes oportunidades de aprendizado com histórias de superação e conquistas. Isto torna toda a visibilidade do evento ainda mais autêntica, fortalecendo a marca Água Doce e todas as unidades franqueadas. E, como Delfino fez questão de expressar em suas palavras durante o evento, enquanto agradecia aos amigos presentes, os franqueados são a razão de existir de uma franqueadora.

09 AGO/2017 | Departamento de Marketing

COMENTÁRIOS

  • giorgio | 10 AGO/2017

    História maravilhosa. Um grande homem. Uma grande contribuição para o Brasil. Parabéns, Delfino. Que Deus o abençoe sempre.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo.
    As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha

    Caso a imagem esteja ilegível ou o texto seja considerado incorreto, clique aqui e tente outra vez

  • loader

ACOMPANHE A ÁGUA DOCE NO TWITTER

Carregando tweets ...