HIDRATAÇÃO NOS DIAS DE BAIXA UMIDADE

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09 AGO/2017 | Departamento de Nutrição

HIDRATAÇÃO NOS DIAS DE BAIXA UMIDADE Nesses últimos dias, a umidade relativa do ar, se encontra nos níveis mais baixos dos últimos tempos, chegando a atingir índices parecidos com os desérticos. Portanto, precisamos tomar muito cuidado com a ingestão de líquidos e com a alimentação nessa fase, para evitar possíveis complicações de desidratação e problemas respiratórios.

O clima seco prejudica o quadro respiratório dos indivíduos, principalmente dos praticantes de atividade física que costumam se exercitar ao ar livre. Devemos tomar alguns cuidados nessa época do ano para não ter surpresas desagradáveis causadas pelo desconforto respiratório e pela desidratação.
Para minimizar esse prejuízo causado pelo clima, vou passar 4 dicas importantes para reduzir esses sintomas de desconforto e irritação:

1- Consumir bastante líquidos – Quando sentimos a boca seca, já é um sinal de que o corpo está em processo de desidratação. Portanto, estando quente, frio, úmido ou seco, não espere para ingerir líquidos. Os mais recomendados, além da água, são: sucos de frutas que contenham muita água, como melancia, melão, abacaxi, e água de coco, que é um excelente hidratante natural!

2- Uso de Umidificadores – São excelentes para aumentar a umidade do ar devido a liberação de gotículas de água que são lançadas ao ar, mas temos que tomar cuidado, pois o uso prolongado pode umidificar demais locais com tapetes, carpetes e almofadas causando a proliferação de fungos. O ideal é deixá-los ligados por 2 horas antes de dormir e desligá-los posteriormente.

3- Alimentação leve – Evitar o consumo excessivo de condimentos, sal, molhos gordurosos, pois são alimentos causadores de desidratação. Opte por uma conduta alimentar mais saudável, consumindo mais frutas e alimentos de preparação mais simples, como assados e grelhados.

4- Atividade Física – Procure fazer exercícios em horários em que a umidade seja mais elevada, entre 6h e 9h da manhã e após as 18h da tarde. É muito importante fazer uma boa hidratação 30 minutos antes de começar a atividade física, durante e depois. Opte por água e bebidas esportivas, dependendo da duração da atividade.
Para uma orientação mais detalhada e personalizada, visando a correção de erros e adicionando suplementos, procure sempre um nutricionista especializado para poder orientá-lo com maior precisão.

09 AGO/2017 | Departamento de Nutrição

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