Frutas e Verduras: como conservar por mais tempo

Voltar para home do blog

27 OUT/2017 | Departamento de Nutrição

Frutas e Verduras: como conservar por mais tempo
No entanto, não adianta escolher as melhores frutas e verduras na hora de comprar se elas não forem bem conservadas em casa.

As frutas e legumes que não são armazenados corretamente estragam mais rápido e acabam indo parar na lixeira. 

Neste artigo, saiba como conservar suas frutas e verduras por mais tempo.

-----------------------------

Separação

As frutas e vegetais naturalmente emitem um gás inofensivo denominado etileno, no entanto, alguns destes alimentos produzem tal substância em quantidades maiores. Quando tais alimentos são armazenados junto a frutas e vegetais sensíveis ao gás, o etileno vai acelerar o processo de amadurecimento do produto.

Sendo assim, a primeira dica para conservar melhor suas frutas e verduras é separar os produtos que emitem etileno daqueles que são sensíveis ao gás.

Alimentos que produzem gás etileno: maçã, abacate, damasco, banana, melão, figo, uva, kiwi, manga, mamão, frutas cítricas, pêssego, pera, abacaxi, tomate e ameixa.

Alimentos sensíveis ao gás: brócolis, couve, repolho, cenoura, aspargo, couve-flor, pepino, berinjela, alface, salsa, batata, espinafre, batata doce, inhame e agrião.

-----------------------------

Como armazenar frutas

O processo de lavagem das frutas deve ser realizado apenas antes do consumo e não ao serem armazenadas na geladeira. A melhor maneira de conservá-las é armazená-las em sacos plásticos que devem ficar dentro das gavetas na parte inferior da geladeira.

Frutas que continuam amadurecendo, como o abacate, devem ser mantidas na fruteira, em temperatura ambiente, até que amadureçam completamente.

Abacaxi, banana e melancia apenas devem ir para a geladeira depois de cortadas. A maçã pode ser armazenada em local fresco e arejado por até duas semanas, depois é preciso colocá-la na geladeira.

-----------------------------

Como armazenar vegetais

Lave os vegetais apenas no momento em que for consumi-los e não antes de guardá-los na geladeira. Estes alimentos devem ser armazenados em sacos plásticos e nas gavetas apropriadas dentro da geladeira.

Alguns vegetais, como os aspargos, e ervas frescas, como salsinha e cebolinha, podem durar mais tempo se forem guardadas em recipientes com os caules dentro d’água. A cebola, alho e batatas devem ser armazenadas em local fresco e escuro.


Fonte: remédio-caseiro.com
Foto: Pixabay.com

27 OUT/2017 | Departamento de Nutrição

COMENTÁRIOS

  • Não existem comentários para este post ainda. Seja o primeiro a comentar!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo.
    As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha

    Caso a imagem esteja ilegível ou o texto seja considerado incorreto, clique aqui e tente outra vez

  • loader

ACOMPANHE A ÁGUA DOCE NO TWITTER

Carregando tweets ...