A amada melancia

Voltar para home do blog

08 FEV/2017 | Departamento de Nutrição

A amada melancia A imagem da melancia é clássica: uma fruta arredondada, verde por fora, vermelha por dentro e muito doce. Pelo menos este é o tipo de melancia mais comum aqui e que vemos representada em filmes e revistas em quadrinhos. 

Mas sabia que existe melancia branca, amarela, amarga, seca, etc ? Existe uma grande variedade de melancias no mundo. 

A melancia como conhecemos, amada no nosso país, além de doce e extremamente refrescante, é uma fruta muito nutritiva. Seu valor calórico, no entanto, é bastante baixo, sendo que, 100 gramas de melancia correspondem a 31 calorias – assim, pode-se comer à vontade.

Na composição nutricional da melancia temos hidratos de carbono, betacaroteno e vitaminas do complexo B para além de significativas quantidades de cálcio, fósforo e ferro. Outros dois compostos que a melancia tem em abundância são o licopeno e a glutationa, responsáveis pela proteção do nosso organismo contra o câncer e a oxidação celular.

A melancia é uma fruta que tem 90 % de água na sua composição, razão pela qual é muito boa para promover a reidratação do organismo e limpeza do trato intestinal.

 No Brasil, melancia é fruta que dá o ano todo pois, de região para região, pode-se semear melancia, e esperar bons cultivos, sempre que a temperatura variar entre 18 e 25° C. Pode ser cultivada também nas regiões mais quentes, com irrigação, em qualquer estação.

08 FEV/2017 | Departamento de Nutrição

COMENTÁRIOS

  • Não existem comentários para este post ainda. Seja o primeiro a comentar!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

  • Digite as letras conforme são mostradas na imagem abaixo.
    As letras não diferenciam maiúsculas e minúsculas.
  • captcha

    Caso a imagem esteja ilegível ou o texto seja considerado incorreto, clique aqui e tente outra vez

  • loader

ACOMPANHE A ÁGUA DOCE NO TWITTER

Carregando tweets ...